Brincando de casinha – Por quê essa brincadeira é essencial na infância?

Vamos falar de uma das brincadeiras mais clássicas entre todas as crianças: brincar de casinha. Meninos e meninas adoram brincar de casinha, simulando ser pai, mãe, filhos ou cachorro.
Brincar de casinha é muito importante pois, por meio do faz de conta as crianças compreendem melhor o papel dos adultos a sua volta e o funcionamento da sociedade. Quando brincam de casinha, crianças assumem uma postura de responsabilidade, fingindo ir ao mercado, cozinhar, limpar, organizar, dirigir e etc.
brincando de casinha, importancia de brincar, brincadeiras de infancia, blog de maes, blog infantil, blog de moda infantil, blog de campinasOs adultos não devem ter preconceito separando as brincadeiras por gênero… É necessário compreender que a brincadeira de casinha é uma simulação da realidade, que tarefas domésticas são funções para homens e mulheres, portanto, brincar de casinha é para meninos e meninas.
Cuidar e alimentar de bonecas incentiva as crianças a cuidar do próximo, entender que os mais velhos podem brincar com os menores, perceber que existe uma rotina dentro de casa: acordar, tomar banho, comer, brincar, e por aí vai.
Atualmente estão disponíveis no mercado muitos brinquedos que simulam comidinhas, panelas, cozinha, ferramentas, etc. Mas dar às crianças a oportunidade de imaginar e criar suas próprias coisas também é muito interessante! Fazer as comidinhas com massinha de modelar, terra, papel, plantinhas faz parte da brincadeira, os pequenos adoram!
Outra ideia interessante é dividir seus utensílios reais da casa com os pequenos… A possibilidade de brincar com tigelas, colheres de pau, potes de plástico, garrafas vazia, alimentos secos como feijão, macarrão, lentilha ajuda as crianças a se interessar pelas atividades da casa e ajudar também.brincando de casinha, importancia de brincar, brincadeiras de infancia, blog de maes, blog infantil, blog de moda infantil, blog de campinas,1
Queremos saber se você e os filhotes brincam de casinha e se gostam dessa brincadeira. Como é na sua casa? Conta pra gente nos comentários! Um beijo e até a próxima!
Fonte das imagens: google imagens
Aline Sprite
pedagoga e brinquedista
Tecnologia do Blogger.