5 Dicas de como explicar o Panelaço para seus filhos

agosto 07, 2015
De repente uma barulheira e as mães logo estimulam seus filhos como uma alforria e diz vai pra janela bater panela. Fotos e mais fotos circulam pelas redes sociais apoiando a causa, mas e aí o que será que seu filho APRENDEU de tudo isso?

O Panelaço não é uma festa! Sei que para as crianças a situação é bem divertida, mas aproveite o momento e explique realmemte o que acontece no Brasil de uma forma bem lúdica assim quando crescerem podem tomar gosto pelo aprendizado e não ir em manifestações apenas para fazer média e sair em fotos.

Sem entrar na discussão política e/ou partidárias vou dar algumas dicas de como expliquei a situação para Marcela que tem 3 anos e meio e adorou todo a bagunça que fizemos em casa.






Algumas frases e formas de falar que vão te ajudar a explicar sobre o assunto.
  • O Panelaço é uma forma das pessoas dizerem que não estão gostando de alguma coisa. Cuidado para seu filho não sair batendo todos as panelas da casa quando estiver descontente com alguma situação. rs.
  • As pessoas estão tristes com o jeito que a pessoa que cuida do Brasil,ela não está cuidando direito.
  • Fazer esse barulho todo mostra como as pessoa qerem o bem do brasil sem brigar e nem gritar e sim todas organizadas com a mesma idéia, reclamar do que esta acontecendo.
  • a Pessoa que cuida do Brasil não tem telefone, email ou facebook e mora muito longe não tem como falar com ela, por isso as pessoas se organizaram para mostrar que ela está fazendo alguma coisa errada, assim ela vai ver , se Deus quiser, mudar as atitudes.
  • Lembre-se VOCÊ está criando um cidadão para o mundo! Explique sempre a verdade de uma forma que ele possa compreender, use exemplos de casa ou da escola ou fale sobre situações que ele já tenha vivênciado.
Se as crianças tiverem mais idade a aprtir de uns 7 anos, ela provavelmente já tenha escutado conversas de adulto ou participado de conversar sobre politicas na escola, então é mais facil exlicar o motivo das manifestações, embora não tenha tanta necessidade de entrar em detalhes e usar palavras difíceis. Porém vale sempre ressaltar que é uma forma de organização entre muitas pessoas e que é na paz.
Não deixe seu filho acreditar que o povo sai batendo panela na janela porque não tem nada para fazer, sim, porque se não contar a causa é isso que ele vai achar com certeza.

E você como explicou para seu filho? Comente aqui e ajude muitas mamães.

Beijos Marta Gomis
Tecnologia do Blogger.