Fuga da cidade, vivênciando novas experiências com conforto e diversão em Brotas

abril 14, 2016


Novas experiências, valores e aprendizados culturais agregados em diversão e alegria junto a família, assim se resumi nosso final de semana no Hotel Fazenda Areia que Canta em Brotas.
 
Um novo mundo para Marcela, minha filha de 4 anos que ate´então nunca tinha vivenciado nada de fazenda, super urbana, filha única criada em apartamento e vive em brinquedotecas, quer idizer que mato, rio, lagoa, bichos são bem raros em sua vida.
Brotas uma cidade totalmente ligada a vida rural e de aventura, muitos rios e cachoerias desafiados pelos visitantes em rafitings e boiocross, alem de outros esportes de aventura, mas a cidade também tem seus encantos para as famílias com crianças pequenas.

Um desses encantos é o Hotel Fazenda Areia que canta, o qual o Blog Maria Babona foi convidado para uma presstrip, viagem para conhecer o local, deliciosa.







O Hotel conta com toda infra estrutura para a gente se sentir na fazenda e ao mesmo tempo conforto necessário que como bons urbanistas adoramos. Lagos, rios, atividades monitoradas para família, comida caseira, tirolesa, pesca, muita piscina, atividades na fazenda com filhos e pais, sauna, jogos, quartos aconchegantes e atendimento personalizado e carinhoso com os clientes.

Para Marcela um final de semana incrível, um enriquecimento cultural e aprendizados que não conseguiria passar em tão pouco tempo, além de uma proximidade maior com minha história, afinal cresci em fazendas e pude contar e relembrar minhas histórias com ela e isso foi muito emocionante.

Experiências como tirar leite da vaca, ou no caso da Mamá (como chamo minha filha) ficar bem próximo desse enorme animal, descer na tirolesa, SUP (stand up padlee), andar de caiaque, moer cana como antigamente e tomar o caldo, tirolesa, nadar e escalar cachoeiras, conhecer uma nascente de águas cristalinas, fazer uma caminhada por fazendas (que ela achou que parte fosse uma florestas), ver bichos e passáros lindos, fizeram desse final de semana único e inesquecível.

O Hotel tem o nome AREIA QUE CANTA porque dentro de sua fazenda tem uma nascente e nela o fundo é de areia de quartzo e quando a esfregamos ela faz um ruido que lembra muito de uma cuica e acaba sendo bem divertido e curioso, a visita é monitorada e tem todo o cuidado necessário para a preservação do local.

Esse passeio e ir a cachoeira, andar a cavalo e outras atividades da fazenda estão inclusas no lazer do hotel, é opional fazer, mas é certo de que vale a pena essas "aventuras" em família e com toda a segurança necessária.

O Blog Maria Babona, indica com toda certeza esse passeio que fica há 2 horinhas de Campinas para fazer com a família, eu prefiro passar o final de semana, mas um day use também é super bem vindo para essa curtição.

Acompanhe o Vídeo com os Snapchat (Mariababona) que fizemos no local:



SOBRE O HOTEL:

Embora seja nacionalmente conhecida por seus atrativos turísticos, a cidade de Brotas, no interior de São Paulo, por muitos anos teve como carro chefe a atividade agrícola, responsável pelo desenvolvimento da região nas primeiras décadas do século 20. Neste período, o trabalho das famílias de imigrantes, a maioria vinda da Itália, foi decisivo.

De origem italiana, a família Farsoni representa muito bem essa história da cidade. Os primeiros membros deixaram a Europa no final do século XIX para trabalhar no interior do estado de São Paulo, no campo. Açúcar, café, feijão, arroz, milho e leite fizeram a história da fazenda, que se mantém produtiva até hoje. Nos anos 1990, ao abrir as portas ao turismo e fundar o Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta, a família fez questão de manter as tradições culturais do interior e da vida no campo, que acabaram se transformando em atrações que agradam turistas de diferentes perfis.
Mais de 20 anos depois, além de ser conhecido por abrigar a nascente “Areia que Canta”, um famoso ponto turístico da cidade, o hotel se destaca como opção qualificada de turismo rural. Além do conforto e infraestrutura para quem busca hospedar-se com qualidade, a Areia que Canta permite aos hóspedes conhecer de perto o universo rural e o cotidiano de uma fazenda real, com todos os seus encantos e curiosidades.

Dentro dessa proposta, foi criado o “Circuito Fazendinha”. Com 08 estações demarcadas, espalhadas pela fazenda e identificadas com placas explicativas, ele permite a interação e o contato direto com vários animais do campo, como galinhas, ovelhas, carneiros, cabras, bois, vacas, touros, bezerros, cavalos, todos em seu habitat próprio da fazenda. O percurso, que pode ser feito a pé, de bicicleta ou de charrete, passa também pelo estábulo, onde é possível acompanhar a ordenha das vacas e alimentar os animais de lida, tudo sempre acompanhado por um monitor, e utilizando as rações fornecidas pelo hotel. O Circuito contempla também uma casa na árvore e a “Casa na Fazenda”.
Construída pelo bisavô da família, Efro Farsoni, da primeira geração vinda da Itália, a casa foi restaurada, porém, para preservar a memória da família, a estrutura permaneceu intacta.

Vivendo o melhor da fazenda
Além do Circuito Fazendinha, o hotel Areia que Canta oferece uma série de atividades culturais ligadas à vida no campo: passeio de trator, a cavalo ou de charrete; moagem de cana para fazer garapa; pesca esportiva; colheita de frutas no pomar; visita à horta orgânica e até mesmo aulas de culinária, usando os ingredientes locais.  O mergulho no universo rural se completa com a visita ao museu ‘História da Fazenda’ e à loja de artesanato e produtos típicos da região, localizada na recepção do hotel.

Experimentar a vida no campo com qualidade só é possível graças ao cuidado e respeito que se teve com a natureza, que permite aproveitar diversos outros circuitos pelo hotel. O sítio turístico é muito propício, por exemplo, para o birdwatching, atividade de observação de pássaros, pois possui vários habitats diferentes, com rica avifauna. No hotel, já foram catalogadas cerca de 200 espécies de pássaros, um número considerado bem elevado pelos especialistas. Ainda existem outras opções de circuitos de ecoturismo no local, que incluem o “Circuito das Águas”, “Circuito das Frutas e Relaxamento”, “Circuito de bicicleta” e “Cavalgada na Fazenda”.
A infraestrutura para lazer vai além, com várias opções: quatro piscinas, com deck e solário; sauna; represas com toboágua; pedalinhos; caiaques; bosque com redes; trilhas para caminhada; quadras de tênis; basquete e futebol; salão de jogos e mini-tirolesas são alguns exemplos.

Day Use
O Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta também é aberto a passeios diários avulsos, das 09h às 16h. Por um valor único por pessoa, é possível aproveitar o Circuito das Frutas e Relaxamento e mais uma opção, que pode ser o Circuito das Águas, cavalgada pela fazenda, almoço no restaurante Areia que Canta ou consumo da taxa de visitação na Loja da Fazenda ou no Bar Terraço da Fonte. Recomenda-se agendamento prévio em feriados prolongados, alta temporada e datas de maior movimento.


Serviço:
Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta
Rodovia Paulo Nilo Romano, KM 124,5 - Brotas/SP
As diárias têm início às 17h e se encerram às 14h.
Taxas opcionais: 5% de serviço e R$ 2,00 taxa de turismo por dia
Informações: (14) 3653-1382 / areiaquecanta@areiaquecanta.com.br
Tecnologia do Blogger.