Mãe, pai, amigos,personagens, youtubers... Com quem nossos filhos conversam atualmente?

maio 25, 2017

girl_tablet


boy_tablet

Definitivamente não nascemos para ficar isolados. Ninguém gosta de sentir-se sozinho ou excluído. Somos seres sociais por natureza. Essa máxima vale para todos, adultos e crianças.

E no caso da criança, os modelos e referenciais adquirem um papel muito importante, pois participam do momento da estruturação da identidade da criança.
Como os valores e ética ainda estão sendo incorporados em sua mente, ela se baseia no que está mais próximo, nas realidades à sua volta.

E qual o cenário atual da grande maioria das famílias? Núcleos menores, compostos por um ou dois adultos e um filho. Cada vez mais temos gerações de crianças filhos únicos. Some a ser filho único, ter pais bastante ocupados e correndo atrás do pão de cada dia...acrescente uma agenda puxada de tarefas e atividades extra-curriculares puxada. O que sobra desta equação: uma criança que busca formas de se conectar ao mundo, descobrindo interesses, linguagens, estilos com os quais se identificarem e sentirem-se felizes.

E bem neste momento de busca da criança que observamos um movimento da sociedade, o qual precisamos ficar atentos. De um lado temos marcas e empresas pegando carona na idealização da infância, com ações efetivas para agregar valor à sua imagem; mas com pouca sintonia com a realidade prática das famílias atuais. Estabelecem um dialogo com os pais que todos gostaríamos de ser, mas que muitas vezes não conseguimos ser.

E a criança? Quem esta dialogando efetivamente com ela? Quem está provocando questionamentos, reflexões na mente dela? Quem está possibilitando a ela reproduzir e vivenciar situações conflitantes, de forma “segura”, sem danos concretos? A resposta está nos   personagens, brinquedos, youtubers e games.


Você já parou para entender as historias por trás dos personagens preferidos de seu / sua filho(a)? Já deitou no sofá com ela para assistir aos inúmeros vídeos de crianças brincando, reproduzindo situações do dia-a-dia ou conflitos que vivenciam?

Pois eu recomendo a todos os pais. Vocês irão se surpreender ao ver como seus filhos “conversam” com os conteúdos apresentados e constroem pensamentos e reflexões sobre suas vidas.
Para aqueles sem nenhuma familiaridade com este universo, indico alguns canais para iniciar essa “imersão”: Manual do Mundo (eleito o Melhor Canal no Meus Prêmios Nick); Caseirices Kids; Juliana Baltar (mais de 2 milhões de inscritos); e Gato Galactico (2 milhões e 200 mil inscritos).
Se depois de assistir, quiser compartilhar sua experiência ou compartilhar um tema, me escreva que retornarei com o maior prazer!

Abs,
Cláudia Sanches
Psicóloga infantil – CRP 06/125763
E-mail: cm.cmsanches@gmail.com
Tecnologia do Blogger.