Bebês: Marco no desenvolvimento, quando começam a virar

janeiro 12, 2018
Texto de Andressa Oliveira- @MeujeitinhoMãe



Postei no stories do instagram esses dias o Pedroca virando!

Fiquei apaixonada rsrs 

Ele já tentava há muitos dias. Sempre se impulsionava pra tentar, mas virou mesmo esses dias. Então resolvi falar um pouco sobre o assunto.

Depois de conseguir controlar a cabeça e pouco antes (ou ao mesmo tempo) desentar sem apoio, a maioria dos bebês aprende a se virar: quando deitados de barriga para cima, passam para a posição de bruços, e vice-versa. É um dos primeiros passos para a locomoção, e a conquista costuma ser motivada pelo desejo de alcançar um brinquedo mais distante ou de ficar mais perto de você.




|Quando acontece|

Há bebês que conseguem se virar, passando da posição de bruços para a de barriga para cima, já aos 3 meses, mas a maioria precisa de músculos mais fortes no braço e no pescoço, presentes por volta dos 5 ou 6 meses de idade, para conseguir rolar no sentido inverso -- passar de barriga para cima para de bruços.

que vem pela frente
Boa parte dos músculos que os bebês usam para se virar está também envolvida no ato de ficar sentado sem apoio e de engatinhar. À medida que o pescoço, as costas, os braços e as pernas do seu filho vão se fortalecendo, ao longo dos meses, ele consegue sentar sozinho e se arrastar pela casa. A maioria dos bebês domina a arte de sentar até os 6 ou 7 meses; engatinhar demora um pouco mais. E podemos incentivar com brincadeiras. Estimulando eles a se virar e aplaudindo após a conquista!

E agora é muito importante que os pequenos não fiquem sozinhos em cima da cama, trocadores e até mesmo sofá. 

Lembrando que os bebês desenvolvem cada habilidade em ritmos diferentes, umas mais rápido que outras -- e alguns não gostam muito de rolar --, mas, se o bebê também não demonstra querer se arrastar ou engatinhar, é bom conversar com o médico. Lembre que crianças que nasceram prematuras podem demorar mais que as outras para atingir esses marcos. 
Tecnologia do Blogger.