Programação Infantil: mais de 30 atividades gratuitas na 8ª edição da Virada Sustentável

agosto 22, 2018
Evento será realizado entre os dias 23 e 26 de agosto em São Paulo,
com ações por toda a cidade: yoga para crianças, feira de troca de brinquedos, shows, teatro, jogos e oficinas



A 8ª edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada entre os dias 23 e 26 de agosto, com ações em diversas regiões da cidade, em locais como Parque Ibirapuera, Parque Mario Covas, Teatro Sérgio Cardoso, Biblioteca Villa Lobos, CEUs, entre outros. O festival apresenta uma programação especial para toda a família, com shows, oficinas, brincadeiras, jogos infantis e dezenas de atividades criativas, lúdicas e educativas.

O Parque Ibirapuera ganha destaque com uma programação que traz tendas especiais para jogos, oficinas e brincadeiras. Além de aproveitar as áreas para piquenique espalhadas pelo parque, terá a feira de trocas, que permite com que o visitante troque roupas, acessórios, calçados, livros e brinquedos. yoga com Histórias na Estação Alta Tecnologia, mitos e cantos das tradições Tupi-Guarani, Kamayurá e de personagens folclóricos revelados pelo grupo Manuí, Sessões de Cúpula do Planetário, Rodinha de Mantras, entre outras. A mini quadra de tênis também leva para o Parque aulas monitoradas, proporcionando acesso ao esporte e promovendo bem-estar e qualidade de vida para os pequenos. Recicle Suas Ideias irá criará uma enorme máquina onde crianças e adultos são içados para pegar, entre centenas de bolas aquelas que representam os materiais recicláveis e não recicláveis.

A programação zen para crianças apresenta atrações como a Rodinha de Mantras no Ibirapuera, que aproxima as crianças a prática de cantar mantras de maneira lúdica, leve e interativa, proporcionando bem-estar, tranquilidade e uma nova forma de viver As aulas de Yoga para crianças são elaboradas de forma lúdica e - através de histórias, contos e brincadeiras - estimulam pontos importantes do yoga como valores, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento.

Os CEUs também irão oferecer atividades infantis dentro da programação da Virada Sustentável: Diverstistórias - Contação de Histórias no CEU Tiquatira, Histórias de Árvores - Uma homenagem à Natureza nos CEUs Sapopemba e Parelheiros, Oficina Meu Primeiro Minhocário no CEUs Caminho do Mar e Parelheiros, Reggae Little Lions - Música Boa para Crianças no CEU Butantã e mais.

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, chegando em sua 8ª edição com mais de 800 eventos em toda a cidade.

Confira, abaixo, a programação infantil:
Feira de Trocas de Brinquedos
Dia 26 de agosto
Das 10h às 15h
Parque Mario Covas - Avenida Paulista n.1853
A Feira de Trocas de Brinquedos, organizada pelo programa Criança e Consumo, terá duração de cinco horas! Qualquer criança pode participar da atividade, basta levar o seu próprio brinquedo e muita disposição pra brincar! Além das trocas, serão realizadas oficinas de terrário, que ocorrerão em vários turnos: 10h, 11h, 12h, 13h e 14h. As vagas são limitadas.
Facebook: https://www.facebook.com/programacriancaeconsumo/

Programas Educativos da TV Rá Tim Bum - Rubra e as Criaturas
25 e 26 de agosto
Das 13h às 14h
Parque Ibirapuera - Estação Alta Tecnologia Humana

Rubra e as Criaturas é um programa de entrevista, música e variedades da cultura infantil apresentado pela Palhaça Rubra. O programa é composto por quadros interativos onde as crianças brincam e expõem com naturalidade e originalidade as ideias sobre a sua vida e pensamentos íntimos - e abre espaço para a criança se manifestar e ser ouvida com respeito, simpatia e amor.
Facebook:https://www.facebook.com/Academia-de-Alta-Tecnologia-Humana-Palha%C3%A7a-Rubra-371851186269609/

Yoga com Histórias
25 de agosto
Das 10h às 11h
Parque Ibirapuera - Estação Alta Tecnologia Humana

As aulas de Yoga para crianças estimulam pontos importantes do yoga como valores, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento. As aulas foram estendidas não só para crianças e seus pais, mas também para adultos em geral, com muito lúdico, mas sem perder a importância da essência do yoga e de sua prática.


Rodinha de Mantras
26 de agosto
Das 11h às 13h
Parque Ibirapuera - Serraria - Palco Awaken Love


A Rodinha de Mantras tem o propósito de apresentar às crianças a prática de cantar mantras de maneira lúdica, leve e interativa. Proporcionando bem-estar, tranquilidade e uma nova forma de viver a vida.
Aulas especiais monitoradas pela Fundação Tênis em mini quadras
25 e 26 de agosto
Das 10h às 17h
Parque Ibirapuera

A Liberty Seguros, em parceria com a Fundação Tênis, leva para o Parque aulas monitoradas proporcionando acesso ao esporte e promovendo bem-estar e qualidade de vida. A instituição promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes provenientes de comunidades carentes por meio do tênis e dos conceitos de reescreverem seu projeto de vida. A Liberty Seguros é patrocinadora da Fundação.

Recicle suas Ideias
25 e 26 de agosto
Das 10h às 17h
Parque Ibirapuera

Uma enorme máquina onde crianças e adultos são içados para pegar, entre centenas de bolas aquelas que representam os materiais recicláveis e não recicláveis, com o objetivo de colocá-los no lixo correto em um tempo pré determinado. Nessa máquina a pessoa é a engrenagem principal para resgatar o plástico e reciclá-lo corretamente, mostrando que nessa jornada não precisa sorte, apenas garra para mudar hábitos diários.

Espetáculo Bichos Vermelhos
25 de agosto
Das 16h às 16h50
Teatro Sergio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
A peça "Bichos Vermelhos", vem trazer o mesmo propósito do livro, destacar um aspecto muito trágico: o risco de extinção. A envolvente história dedicada aos bichos brasileiros, que fazem parte da lista vermelha das espécies em risco de extinção, ou ainda os próximos animais a entrar nela, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira, Macaco Prego Galego são alguns dos animais que ganharam versões em forma de bonecos da Cia Pia Fraus, construídos por Dino Sato.
Facebook: https://www.facebook.com/CiaPiAFraUs/

Kombi dos Sonhos
Dia 26 de agosto
Das 11h às 17h
Parque Mario Covas - Avenida Paulista 1853
A Kombi dos Sonhos é uma estrutura lúdica estaciona, revelando oito estações de livre brincar. A ideia é deixar a imaginação fluir e a brincadeira rolar solta. A proposta é estimular todos os sentidos, tornando o aprendizado mais ativo e explorador, favorecendo os vínculos sociais e inspirando momentos de concentração, com benefícios diretos à saúde.
Facebook: https://www.facebook.com/kombidossonhos/

Diverstistórias - Contação de Histórias no CEU Tiquatira
Dia 23 de agosto
das 10h às 11h
CEU Tiquatira - Avenida Condessa Elisabeth de Robiano s/n
Divertistórias é uma engraçada contação de histórias que brinca, de forma bem humorada, com a narração tradicional, e convida o público a participar de um rico jogo de dramatização. O ator se utiliza, aqui, de rebuscadas formas do teatro de objetos, quando coisas de uso diário representam os personagens da trama: algodões viram pintinhos, um grampeador de papéis será um jacaré, um grande bule de café será o elefante com sua grande tromba, e assim por diante.

Histórias de Árvores - Uma homenagem à Natureza | Contação de Histórias
Dia 23 de agosto das 10h às 11h no CEU Sapopemba - Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n
Dia 24 de agosto das 10h às 11h no CEU Parelheiros - Rua José Pedro de Borba
Histórias de Árvores - Uma homenagem à Natureza apresenta a narrativa do livro “Árvore Generosa”. Onde conta a história de um menino que todos os dias, vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O Menino ama a árvore; e ela, feliz, o ama também. Porém, à medida que o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. Ele passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa. A árvore, sem muito recurso para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai abrindo mão de sua própria vida. Se junta ao enredo da apresentação a “Lenda do Baobá”, que conta a história da árvore mais antiga da terra, e que também possui um grande coração.
Facebook: https://www.facebook.com/tricotando.palavras.9

Contação de História e Troca de Livros - Companhia Pé do Ouvido
Dia 26 de agosto
Das 10h às 12h
Quitanda - Rua Mateus Grou n.159
Um evento voltado para a criançada, estimulando a leitura, a troca e a doação, de uma forma leve, gostosa e divertida! Cada criança deverá vir acompanhada de um adulto responsável e trazer 2 exemplares de livros: um para troca e outro para doação a nossa biblioteca colaborativa. E depois de um café da manhã com produtos fresquinhos da Quitanda, a teremos uma contação de história de forma alegre e envolvente.
Inscrições através do e-mail eventos@quitanda.com
Facebook: https://www.facebook.com/lanaquitanda/

Oficina Meu Primeiro Minhocário | Cuidando do seu lixo
Dia 23 de agosto das 14h30 às 15h30
CEU Caminho do Mar - Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira n.5241
Dia 25 de agosto das 9h às 10h
CEU Parelheiros - Rua José Pedro de Borba n.20

Convidamos você e seu filho para participarem dessa vivência divertida, para repensar a questão do consumo, produção e descarte do lixo, através da construção de uma composteira de minhocas feita com garrafa pet. Vamos fazer um lanchinho breve e depois daremos um destino para os restos orgânicos, que serão colocados na composteira, As minhocas comem os restos e ajudam a produzir adubo, assim o nosso lixo se transforma em alimento para as plantas.


Histórias para Pequeninos | Narração para a 1ª infância
Dia 24 de agosto
Das 10h às 11h no CEU Meninos - Rua Barbinos n.111
Das 15h às 16h no CEU Jardim Paulistano - Rua Aparecida do Taboado s/n

Três divertidas histórias são narradas e entremeadas com canções e brincadeiras populares. As histórias escolhidas para esta narração são contos de repetição ou contos cantados, que contribuem para o entendimento e concentração dos pequenos.

Meu Jardim | Teatro para Bebês
Dia 24 de agosto
Das 10h às 11h
CEU Parque Bristol - Rua Professor Artur Primavesi, s/n
O Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo melhor. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

Reggae Little Lions | Música Boa para Crianças
Dia 24 de agosto
Das 15h às 16h
CEU Butantã - Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia n.1870
A expressão Go little lions! é uma evocação, um chamado para que as crianças, os pequenos leões, venham curtir o melhor da música reggae num projeto desenvolvido especialmente para elas. A banda canta para leõezinhos o melhor do reggae com um repertório de trilhas de filmes, canções populares, clássicos da MPB e tudo isso ao som da música que nasceu na Jamaica e foi incorporada à cultura popular brasileira.
Facebook: https://www.facebook.com/leoesdeisraeloficial

Yoga com Histórias
Dias 25 e 26 de agosto
Das 10h às 11h
Parque Ibirapuera - Estação Alta Tecnologia Humana | Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - portão 10
Nossas aulas de Yoga para crianças são elaboradas de forma lúdica e - através de histórias, contos e brincadeiras - estimulam pontos importantes do yoga como valores, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento. Em nosso trabalho, ao longo dos últimos anos, descobrimos que a porção criança que existe em cada adulto também se beneficia muito com o lúdico, com as histórias e com o brincar!



Brincadeiras Imaginárias das Águas | Navegação sensorial para bebês
Dias 25 e 26 de agosto
Das 10h às 17h
Parque Ibirapuera - Estação Bebê | Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - portão 10
Instalação especial e temática, recheada de atividades para livre exploração dos sentidos de crianças de até 36 meses. Nesse grande faz de conta aquático os pequenos vão brincar e explorar atividades feitas com materiais não estruturados e recicláveis que vão remeter a água e suas formas na natureza, seja o barco, a rede de tesouros, os rios e suas pedras, os peixes e o lagos, mas sem formatos definidos para que a imaginação e interpretação fiquem livres como a brincadeira.

BrincaYoga para a Família
Dia 25 de agosto
Das 10h às 11h
Aflora Comunidade de Inovação e Consciência - Rua Cônego Eugênio Leite, 840
BrincaYoga para a Família com Renata Von Poser. Inscrições: contato@aflora.co
Facebook: https://www.instagram.com/afloracomunidade/

Lê no Ninho
Dia 25 de agosto
Das 10h30 às 11h15 - Biblioteca Villa Lobos - Avenida Queiroz Filho n.1205
Das 11h às 11h45 - Biblioteca São Paulo - Avenida Cruzeiro do Sul n. 2630
Dia 26 de agosto
Das 10h30 às 11h15 - Biblioteca Villa Lobos - Avenida Queiroz Filho n.1205
Das 11h30 às 12h15 - Biblioteca São Paulo - Avenida Cruzeiro do Sul n.2630

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Facebook: https://www.facebook.com/BSPbiblioteca

A Janela Mágica | Sessões de Cúpula do Planetário
Dia 25 de agosto
Das 13h às 14h
Planetário do Ibirapuera Prof. Aristóteles Orsini - Avenida Pedro Álvares Cabral s/n
Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nesta aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, constelações e muito mais. Indicada para crianças de 5 a 12 anos.
Facebook: https://www.facebook.com/planetarioibirapueraoficial/

A Menina e o Pássaro Encantado
Dia 25 de agosto
Das 14h às 15h
Parque Ibirapuera - Festival Mundaréu - Avenida Pedro Álvares Cabral s/n
Baseado no conto “A menina e o pássaro encantado” de Rubem Alves, o Grupo Manuí passeia pelas paisagens e sonoridades brasileiras, descobriremos as histórias e cantorias que lembram essas cores e esses lugares! Uma história encantadora e para todas as idades! Integrantes: Tatiana Zalla (Narração de Histórias), Leandro Pfeifer (Voz, Viola Caipira, Violão e Acordeom)
Facebook: https://www.facebook.com/grupomanui/


Oficina de Construção de Brinquedos com Material Reciclado
Dia 25 de agosto
Das 14h às 16h
Biblioteca São Paulo - Avenida Cruzeiro do Sul n.2630
Oficina de construção de brinquedos educativos com madeira reciclada
Facebook: https://www.facebook.com/harmoniaarteemmadeira/

História da Sereia Iara
Dia 25 de agosto
Das 14h às 15h
Parque Ibirapuera - Estação Bebê - Avenida Pedro Álvares Cabral s/n
Contação de história da tradição oral, misturando uma vivência musical e brincante. Utilizando brincadeiras, percussão e canções infantis durante apresentação da lenda folclórica da Sereia Iara.
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100015420000196

Brincadeiras de Sustentabilidade para Crianças
Dia 25 de agosto
Das 14h30 às 17h30
Liceu Santa Cruz - Rua São Nicásio n.420

Brincar e aprender! Esse é objetivo desta atividade que busca promover brincadeiras infantis relacionadas à sustentabilidade e o meio ambiente.

Expedição Semente
Dia 25 de agosto
Das 14h30 às 16h40
Parque Ibirapuera - Área de Pic-nic - Avenida Pedro Álvares Cabral s/n
Os viajantes do futuro e do passado, que pousaram no presente estão em busca de crianças de 4 a 10 anos que irão ajudar a desvendar os segredos da natureza presente em toda parte. Venha explorar a cidade, construir novos pontos de vista sobre a natureza; confeccionar uma bolsa para coletar pequenas naturezas e guardar as bombas de semente que você irá aprender a fazer!
Facebook: www.facebook.com/sementores

Hora do Conto | A Princesa sabichona, de Babette Cole
Dia 26 de agosto
Das 16h às 16h45
Biblioteca São Paulo - Avenida Cruzeiro do Sul n.2630

Conte com Elas na Biblioteca de São Paulo, que tem como objetivo incentivar e promover a leitura e o acesso à informação. Além do acervo, oferece atividades culturais.
Facebook: https://www.facebook.com/BSPbiblioteca

As Doloridas contam Histórias de Menines
Dia 16 de agosto
Das 15h às 16h
MAC - Museu de Arte Contemporânea - Avenida Pedro Álvares Cabral n.1301

Em As Doloridas contam Histórias de menines o lema é "Todo mundo é igual, sendo diferente!" Uma divertida contação que busca romper os preconceitos e contribuir para uma sociedade mais feliz e colorida levando o conceito de igualdade de direitos mesmo com nossas diferenças. Respeito e felicidade caminham de mãos dadas!
Facebook: https://www.facebook.com/asdoloridas

 
Histórias da Cozinha - O Jantar Saci
Dia 26 de agosto
Das 11h30 às 13h
Biblioteca Villa Lobos - Deck Infantil - Avenida Queiroz Filho n.1205
A oficina, dedicada às crianças, contempla a leitura do conto de Monteiro Lobato: O Jantar do Saci que mostra a valorização dos mitos brasileiros e dos alimentos nativos retirados de nossas matas, como o palmito. Os pequenos terão a oportunidade de participar da execução da receita de um bolinho salgado que leva o palmito e outros ingredientes saudáveis.
Facebook: https://www.facebook.com/BVLbiblioteca/

 
Mitos e Contos Indígenas - Nhemonguatá
Dia 26 de agosto
Das 13h30 às 14h30
Avenida Pedro Álvares Cabral s/n - Festival Mundaréu - Portão 10
O grupo Manuí revela mitos e cantos das tradições Tupi-Guarani, Kamayurá e de personagens folclóricos como o Curupira e a Iara, ressaltando que grande parte desses personagens se originam no imaginário das etnias de origem Tupi. A proposta intercala a apresentação de músicas e a narração de histórias com momentos de interação onde crianças, educadores e pais poderão revelar as músicas e histórias que mais gostam.
Facebook: https://www.facebook.com/grupomanui/

 
Hora do Conto - Procurando Firme, de Ruth Rocha
Dia 26 de agosto
Das 16h às 16h45
Biblioteca Villa Lobos - Oca - Avenida Queiroz Filho n.1205

Com a Cia. do Tok Tok. Não é necessária inscrição prévia.
Rodinha de Mantras
Dia 26 de agosto
Das 11h às 13h
Parque Ibirapuera - Serraria: Palco Awaken Love - Avenida República do Líbano n.1117
A Rodinha de Mantras tem o propósito de apresentar às crianças a prática de cantar mantras de maneira lúdica, leve e interativa. Proporcionando bem-estar, tranquilidade e uma nova forma de viver a vida.
Facebook: https://www.facebook.com/globalawakenlove/

 
Brincando na Rua - Circuito Integrado pela Sustentabilidade
Dia 26 de agosto
Das 10h30 às 12h
Vila dos Anjos - Travessa Brasilina Dias dos Anjos s/n

A essência do Ecobairro e sua proposta educacional é baseia na integração das várias escalas de transformação nas quais se desenham o cotidiano das pessoas-moradores-cidadãos: do indivíduo, sua casa, quarteirão, no bairro e em rede, até alcançar a cidade e o Planeta.
Facebook: https://www.facebook.com/ecobairrosaopaulo/

 
Bomba de Semente
Dia 26 de agosto
Das 10h às 12h
Parque Mario Covas - Avenida Paulista n.1853
Bomb seed ou bomba de sementes é uma pequena bola feita de argila e adubo, recheada com sementes variadas. A Biomundo propõe a inclusão e a utilização de mecanismos de ensino não convencionais, e por meio de uma abordagem holística e humanizada, tem como princípio a disseminação do conhecimento através da participação e do reconhecimento dos valores humanos e ambientais.
Facebook: https://www.facebook.com/biomundopermacultura/

 
Varal da Natureza
Dia 26 de agosto
Das 10h às 13h
Parque Bueno Aires - Avenida Angélica s/n
Varal da Natureza ou "Varal do Aprendizado" entra como atividade complementar (convite) pós jogos para que as crianças expressem em desenhos, cores e escrita como foi a experiência com as brincadeiras, jogos e oficinas oferecidas.
Facebook: http://facebook.com/suryasolidaria


Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais, entre outros. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.
www.viradasustentavel.org.br

8ª Virada Sustentável São Paulo
De 23 a 26 de agosto
Parque Ibirapuera e dezenas de locais em Sâo Paulo
Tecnologia do Blogger.