Organização e Doação de brinquedos, vamos estimular as crianças! Por Patrícia Seabra



Por Patricia Seabra


Dia das crianças chegando! Eles já aguardam os presentes ansiosos, ligam pra vovó, fazem uma listinha, se programam para os passeios, tem a festa na pracinha, etc., sempre existe aquela empolgação!



Mas procuro estimular duas coisas: organizar os brinquedos (luta as vezes, confesso) e a doação. Minha filha mais velha (7 anos) já faz isto automaticamente, começou como uma espécie de troca, se doasse um, poderia ganhar outro mas aos poucos, o despertar da consciência sobre a necessidade de outras crianças aconteceu. Já o caçula , de 3 anos, ainda diz: é meu, o amico tem brinquedo...” mas em breve, seguirá o exemplo da irmã.

E aparentemente, ele tem duas caixas de brinquedo, mas quando coloquei tudo no chão, o resultado foi este aqui:



Então, me pergunto: “meu filho brinca com tudo isto?!” No meu caso, ele brinca, mas não tudo de uma vez, e estamos negociando, vai ter doação sim.
Importante: nesta idade, a criança já consegue decidir e aceita doar por conta própria, se possível, deixe que ela participe deste processo, para que não sinta falta do brinquedo depois e que não seja uma imposição.
Os mais velhos já conseguem se colocar no lugar do próximo e por conta disto, pode ser mais fácil.

Existem também as feiras de trocas de brinquedos, é interessante pois as crianças participam das trocas e todo mundo sai ganhando!



Confira mais no site: https://feiradetrocas.com.br/ que você encontra os locais das feiras em sua cidade:




Em Campinas, neste feriado haverá a Feira de Troca de Brinquedos no Gato Mia Café - Rua Maria Monteiro, 1742, mais informações, clique na foto:

 Foto disponivel em www.bora.ai.com.br



Há também um projeto da ONG Alana voltado para as trocas, saiba mais em : www.alana.org.br.

Se você desejar contribuir com algumas doações neste dia das crianças, instituições como o Exército da Salvação e as Casas André Luiz retiram os brinquedos.





Uma das etapas da organização é decidir o que pode ser descartado e o que pode ser doado, e na maior parte das vezes, quando organizamos brinquedos e a criança participa, ela mesmo escolhe o que não é mais para a idade dela. Desde cedo, é criado o hábito de cuidar e de manter por perto aquilo que é importante, evitando no futuro o acúmulo e a desordem, pense nisso!

Aproveite o feriado para brincar muito com seus pequenos e de quebra, já incluir nas brincadeiras o descarte!

Beijos, bom feriado!

(Texto originalmente publicado em www.popvoce.com)



Sobre a autora do Texto:

Patricia Seabra mora em Campinas – SP. É Personal Organizer e proprietária da  PopVocê Serviços de Organização Profissional e membro da ANPOP – Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade. Com experiência em Hotelaria e Secretariado Executivo, decidiu empreender a cerca de 2 anos e tem como missão transformar não só os ambientes onde realiza os projetos mas através da organização, trazer também qualidade de vida.



                                Contato: (19) 98451-6720
                                 Instagram: @popvoce
                                 www.popvoce.com








Tecnologia do Blogger.