Saiba quando levar o bebê ao dentista

novembro 29, 2018
Especialista dá dicas de saúde bucal para crianças menores de um ano.





Cuidar de um bebê sempre demanda grande atenção dos pais. São diversas dúvidas que surgem, principalmente para os de primeira viagem, quando se trata dos cuidados relacionados ao bem-estar do novo integrante da família. Quando se trata da saúde bucal, surge a dúvida: Em que momento devo levar meu filho ao dentista? Devo esperar nascer os primeiros dentes? Durante o primeiro ano de vida da criança são estabelecidos os hábitos relacionados à higiene bucal e já é nesta fase que se constrói, por meio da saúde dos dentes de leite, a boa formação dos permanentes.

Para Carmela Bresolin¹, odontopediatra e docente do curso de Odontologia do Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, a visita ao dentista deve ocorrer ainda durante a gestação. “Atualmente são realizadas consultas de orientação, chamadas de pré-natal odontológico, ainda quando a mãe está grávida. Esses encontros têm o objetivo de orientar os cuidadores antes mesmo do bebê nascer”.

A profissional alerta que, após o nascimento, o ideal é que a consulta seja realizada com brevidade. “O correto é que a criança seja levada ao dentista o mais cedo possível para uma consulta de prevenção, ou seja, em geral não será necessário realizar tratamentos invasivos logo no primeiro contato com o odontopediatra. A primeira consulta abrange um grande número de orientações aos responsáveis com relação à higiene, dieta, uso racional do flúor (concentração e quantidade), técnica de escovação em cada faixa etária, uso de chupeta e mamadeira, entre outros temas importantes”.

Higiene bucal do bebê

Carmela alerta que, quando o bebê está em amamentação exclusiva e não possui nenhum dente na boca, não é necessário realizar a higiene bucal. O leite materno possui imunoglobulinas que são protetoras e devem ser mantidas na mucosa oral. Entretanto, em casos de refluxo, os pais podem limpar a boca do bebê com gaze ou fralda de pano embebida em soro ou água, apenas para remover os resíduos e o gosto desagradável.

Bebês que iniciaram a introdução alimentar e não possuem dentes, também não necessitam de higienização.  A limpeza bucal do bebê deve ser iniciada a partir do aparecimento do primeiro dente temporário (popularmente conhecido por dente de leite) e deve ser a mesma, independentemente do tipo de alimentação. A especialista ressalta que a partir do surgimento dos dentes se faz necessária a escovação após as refeições ou mamadas, principalmente as noturnas.

A docente afirma ainda que, conforme orientação da Academia Americana de Odontopediatria, os pais devem escolher cremes dentais com flúor. “O creme dental recomendado deve sempre possuir flúor. Tão importante quanto a concentração desta substância é a quantidade a ser colocada na escova. Para que o flúor não seja prejudicial no caso de a criança engolir, a quantidade recomendada para pacientes menores de 3 anos é a de um grão de arroz e para os maiores de 3 anos é semelhante a um grão de ervilha. É recomendado também optar por uma escova de dentes macia e de cabeça pequena, com cabo longo, para facilitar o controle dos responsáveis”, finaliza.

¹Carmela Rampazzo Bresolin
Cirurgiã-dentista, Especialista em Saúde Pública e Endodontia, Mestra em Odontopediatria, Doutora em Odontopediatria e docente do curso de Odontologia do Centro Universitário FMU
Sobre o Centro Universitário FMU
O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos e, em 2018, completa 50 anos. A Instituição oferece mais de 70 cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica, mais de 100 cursos de Extensão, 100 opções de Pós-graduação lato sensu (Especialização e MBA) nas modalidades  presencial e a distância, bem como cinco opções de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, Mestrado em Saúde Ambiental, Mestrado em Administração em Governança Corporativa, Mestrado Profissional em Jornalismo e Mestrado Profissional Em Projeto, Produção E Gestão Do Espaço Urbano) e junto com o FIAM-FAAM Centro Universitário forma o Complexo Educacional FMU. Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes uma formação diferenciada para lidar com as demandas do mundo do trabalho. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com mais de 60 instituições de ensino, em 20 países, e mais de 1 milhão de alunos pelo mundo. Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco na empregabilidade, sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população, tais como atendimentos nas áreas de saúde e direito, entre outros.

Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.

Sobre a Laureate International Universities
A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de estudantes matriculados em 60 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 20 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quandoos alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Saiba mais em: www.laureate.net.

Tecnologia do Blogger.