Crianças: quando e como começar a falar sobre segurança na Internet

outubro 16, 2019
É importante que os pais mantenham um diálogo constante a respeito da vida digital dos filhos para explicarem os riscos aos quais elas estão expostas
Uma pesquisa da Kaspersky, realizada pela Savanta, revelou que 98% das crianças brasileiras entre 7 e 12 anos têm o seu próprio dispositivo conectado (73% deles são smartphones). Este dado reforça o fato do Brasil ser o segundo País com a maior entrada de dispositivos entre os locais pesquisados – ficando atrás somente da Arábia Saudita.
Para os executivos da Kaspersky, o dado mais preocupante é que 47% dos pais brasileiros entrevistados confiam que seus filhos navegam na internet em segurança sem supervisão. “Acredito que nenhum deles deixaram seus filhos aprenderem a andar sozinhos na rua. Então, por que deixam que eles aprendam sozinhos a navegar na internet?”, questiona Juliana Mattozinho, gerente de marketing de consumo da Kaspersky para a América Latina. 



Juliana destaca que essa situação poderia ser diferente caso os pais conversassem mais com seus filhos. Para se ter uma ideia, no Brasil, 62,6% dos entrevistados disseram que conversaram menos de 30 minutos sobre cibersegurança. Entre os principais desafios para mudar este cenário, está a dificuldade em explicar sobre as ciberameaças de uma maneira que as crianças compreendam.


Para ajudar os pais, a Kaspersky preparou algumas orientações sobre quando e como falar sobre cibersegurança com seus filhos – de acordo com cada faixa etária:

•    Entre 3 e 6 anos: Nessa idade, os vídeos e jogos coloridos e com letras ajudam no desenvolvimento da criança e exercitam a memória e lógica. Mas é imprescindível monitorar de perto as ações do seu filho na internet, pois estudos indicam que crianças nesta faixa etária não devem passar mais de 30 minutos (5 a 10 minutos por vez com intervalos longos) em frente ao computador.

•    Entre 7 e 10 anos: As crianças nessa faixa etária começam a usar computadores para tarefas escolares e recomendamos que os pais entrem em um acordo com seu filho para definir um tempo ideal, mas que não exceda 40 ou 50 minutos por dia. De acordo com a pesquisa da Kaspersky, as crianças brasileiras ficam aproximadamente 6h10min online por semana quando estão em casa.
Nesta fase, os jogos que ampliam a percepção da criança e ensinam idiomas estrangeiros são muito úteis. Outro tema importante que pode ser introduzido nesta fase é sobre os e-commerce. Segundo estatísticas da Kaspersky Security Network, 
o interesse das crianças por compras online cresceu de 2% em 2018 para 9% em 2019 na América Latina e é importante ensinar o valor do dinheiro, principalmente quando a compra é feita com a mesada da própria criança – o que faz com que ela entenda se há necessidade de realizar a compra.

•    Entre 11 e 13 anos: Nessa faixa etária, os pais devem conversar sobre quais serão as atividades online que seus filhos terão e definir em conjunto um tempo ideal e as regras de uso. Além disso, é importante introduzir os riscos online. A criança precisa sentir que a opinião dela importa, mas que ao mesmo tempo os pais acompanharão suas atividades para orientá-las. Além disso, é muito importante reforçar que a criança pode sempre procurá-los caso se sinta desconfortável ou insegura em uma situação online – ela precisa dessa confiança para qualquer eventualidade.
Se a criança tiver contato com redes sociais, é essencial orientar seu uso. Explique que ela não deve conversar com estranhos e que essa regra é a mesma que no mundo real. Além disso, reforce que não se deve postar fotos ou informações como nome completo, nome da escola, endereço residencial ou dados de compra, pois isso pode colocar em risco a segurança de toda a família. Caso a criança chame um amigo para brincar com ele em casa, estabeleça a regra que os detalhes de data e endereço devem ser definidos entre os pais por telefone ou na escola.

•    Entre 14 e 17 anos: Restringir o tempo no computador e do uso de outros dispositivos para adolescentes com mais de 14 anos somente é possível se você mesmo estiver preparado para monitorá-lo. A melhor forma é estabelecer um conjunto comum de regras domésticas.
A pesquisa da Kaspersky levantou ainda as regras mais comuns usadas pelos pais brasileiros com relação ao uso da internet por crianças são elas:
  • Não permitir dispositivos durante as refeições;
  • Prazos para o uso dos dispositivos e internet, como “nenhum dispositivo ou internet após às 23 horas”; 
  • As crianças devem pedir permissão aos pais para acessar determinados sites ou usar alguns aplicativos;

Importante: os filhos somente irão seguir as regras se elas também se aplicarem aos pais. Assim, é possível gerar um ambiente de confiança em que o jovem se sinta à vontade para partilhar sua vida digital com seus pais, sem se sentirem pressionados e controlados.

A criação de uma educação digital familiar garante que as crianças e adolescentes permaneçam seguras na esfera online e ajuda na criação de uma consciência sobre a importância de se manter atento aos perigos que a internet pode oferecer. Para isso, conte com as funcionalidades do 
Kaspersky Security Cloud. O serviço  ajuda a garantir a segurança e privacidade de sua família e seus dados pessoais em todos os dispositivos, e inclui o Kaspersky Safe Kids.

O Kaspersky Safe Kids permite que os pais configurem suas funcionalidades para que reflitam as regras definidas com seus filhos, como o tempo de uso dos dispositivos e quais conteúdos são permitidos, principalmente em seus smartphones. A solução ainda fornece dicas úteis sobre o comportamento online das crianças. Essas dicas podem orientar os pais sobre qual abordagem usar com seus filhos.


Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em www.kaspersky.com.br

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